top of page
  • ExperMed Perícias

5 fatores para descaracterizar a culpa da empresa em ações judiciais que envolvem perícia médica em

Especificamente nas ações que envolvem o varejo, existem certos fatores que devem ser observados para descaracterizar a existência de nexo de causalidade ou concausalidade.

Listamos abaixo 5 fatores para descaracterizar a culpa da empresa em ações judiciais que envolvem perícia médica em Doença Ocupacional. Confira!

Para descaracterizar eventual nexo com a atividade laboral é imprescindível que o assistente técnico médico dialogue com o perito, bem como faça constar no seu laudo fatores como:

1 – O assistente técnico médico deverá verificar Bursite, Epicondilite, Tendinite e Discopatia Degenerativa: devido aos esforços realizados na rotina dos empregados do varejo, muitos trabalhadores ajuízam ações alegando que adquiriram lesões no exercício da atividade laboral.

2 – Para descaracterizar eventual nexo com a atividade laboral é imprescindível que o assistente técnico faça constar no seu laudo fatores como o uso de Equipamentos de Proteção Individual;

3 – O assistente técnico médico deverá verificar a existência de Programas de Prevenção;

4 – O assistente técnico médico deverá verificar se houve afastamentos durante o pacto laboral; qual o histórico laboral do periciado; se existem fatores degenerativos atuantes na patologia;

5 – O assistente técnico médico deverá verificar se foram realizados tratamentos, tendo sido esgotado os recursos terapêuticos.

Nos remotos casos onde se verifica a existência de concausalidade, todos os fatores que contribuíram devem ser especificados, bem como o percentual de participação de cada item.

Ademais, deverá ser abordado se a lesão é temporária ou permanente, e, em sendo temporária, qual seria o tempo para recuperar a lesão. Estes fatores visam reduzir a condenação, de acordo com a efetiva redução funcional.

A ExperMed conta com equipe administrativa formada por agentes e advogados do Mercado Trabalhista, tendo pleno conhecimento das Normativas, Súmulas e contrato de trabalho de cada cliente, além de estar sempre se atualizando sobre as Leis que regem o ramo Trabalhista.

Nosso departamento consultivo promove treinamentos constantes com os médicos.

• Atualizações e novidades referente às Leis e normativas trabalhistas; • Estudo sobre os posicionamentos e mudanças da Jurisprudência no Estado de atuação; • Estudo das peculiaridades do contrato de trabalho e dos pedidos do reclamante; • Estudos das normas regulamentadores, PCMSO, PPRA, PPP e Programas de ergonomia.

Somos especialistas em Medicina do Trabalho, entendendo dos produtos e necessidades das empresas, possuindo equipe administrativa especializada em matéria trabalhista e equipe de médicos e engenheiros experientes.

Atuamos em demandas trabalhistas envolvendo questões Médicas (Doença Ocupacional e Acidente de trabalho) e Técnicas (Ergonomia, Periculosidade e Insalubridade).

Sua empresa precisa de um parceiro com conhecimentos avançados e que, além de Perícia Médica, entenda também de Leis Trabalhistas.

Continue acessando o nosso blog e fique por dentro das novidades e informações sobre perícia médica em Doença Ocupacional.

Se preferir, deixe um comentário abaixo sobre perícia médica em Doença Ocupacional. Para dúvidas ou sugestões, fale conosco!

152 visualizações0 comentário
bottom of page