top of page

Aumento das Perícias Ergonômicas: Um Reflexo da importância da Saúde Ocupacional!


Aumento das Perícias Ergonômicas: Um Reflexo da importância da Saúde Ocupacional!

Nos últimos anos, tem ocorrido um aumento significativo no número de perícias ergonômicas na esfera trabalhista, impulsionado pela conscientização crescente sobre a importância da saúde ocupacional e pela regulamentação governamental das condições de trabalho.


Essa crescente demanda está diretamente relacionada ao ajuizamento de reclamatórias trabalhistas que buscam reparação em razão de acidentes do trabalho e/ou doenças ocupacionais, refletindo a necessidade de garantir ambientes laborais mais seguros e saudáveis para os colaboradores.


A perícia ergonômica, portanto, se destina a avaliar minuciosamente as condições de trabalho alegadas na reclamatória trabalhista ajuizada, visando e identificar os riscos ergonômicos existentes na atividade desempenhada pelo colaborador.


Em razão disso, a perícia ergonômica desempenha um papel essencial na identificação do nexo causal entre o trabalho desempenhado e as doenças ou lesões que são alegadas pelos pelos trabalhadores nas reclamatórias trabalhistas ajuizadas.


Neste artigo, vamos abordar a relevância das perícias ergonômicas e como elas desempenham um papel crucial na identificação da responsabilidade da reclamada pelas doenças/lesões alegadas por colaboradores em ações trabalhistas. .


Acompanhe conosco!



Baixe agora nosso e-book e saiba tudo sobre perícias trabalhistas!


Perícias Ergonômicas: Identificação do nexo causal


Um dos principais objetivos das perícias ergonômicas é auxiliar os juízes na identificação do nexo causal entre as atividades laborais exercidas e as doenças/lesões alegadas pelos trabalhadores nas reclamatórias trabalhistas.


Por meio de uma análise detalhada, é possível verificar se determinada condição de saúde está diretamente relacionada às tarefas realizadas pelo colaborador no ambiente de trabalho.


Essa evidência é essencial para garantir que exista a devida investigação a respeito do quadro clínico do colaborador, a análise adequada e a responsabilização adequada da reclamada pelas doenças/lesões alegadas por colaboradores nas ações trabalhistas.


Essa evidência é essencial, uma vez que garantindo a elaboração da análise adequada entre o quadro clínico do colaborador e o seu local de trabalho, é possível estabelecer a real conexão entre estes dois pontos. E caso seja verificado que o local de trabalho de fato contribuiu para o avanço de determinada doença/lesão, será possível realizar a responsabilização adequada da reclamada.


Aspectos-chave:

  • Análise aprofundada dos fatores ergonômicos presentes no ambiente de trabalho;

  • Identificação das possíveis relações entre atividades laborais e doenças adquiridas;

  • Embasamento científico e técnico na elaboração de pareceres periciais.


Perícias Ergonômicas: Responsabilização em acidentes de trabalho


Outra aplicação importante das perícias ergonômicas é a identificação das responsabilidades em relação a ações trabalhistas que tratam especificamente de acidentes de trabalho.


Por meio de uma investigação minuciosa, é possível determinar se a ocorrência do acidente alegado pelo colaborador ocorreu em razão de falha na execução da atividade, imperícia, imprudência, ou se houve falha em procedimentos de seguranças ou equipamentos.


Essa análise é essencial para que o acidente seja investigado e os responsáveis sejam responsabilizados de forma adequada, bem como, visa garantir a segurança dos trabalhadores, evitando a repetição de acidentes similares.


Aspectos-chave:

  • Análise detalhada dos elementos causadores do acidente;

  • Avaliação da conformidade com as normas de segurança e regulamentações aplicáveis;

  • Recomendações para prevenção de acidentes futuros.


Esses aspectos destacados mostram como as perícias ergonômicas desempenham um papel crucial na tomada de decisões jurídicas, razão pela qual é importantíssimo que as empresas estejam bem assessoradas durante a realização destas perícias, eis que por erros técnicos no acompanhamento destas, pode haver a responsabilização das reclamadas em percentuais e valores muito maiores do que seria devido.


Também mostram como as perícias ergonômicas desempenham um papel crucial na saúde ocupacional e financeira de uma empresa, pois além de promover segurança dos ambientes de trabalho, também promove a justa responsabilização da reclamada nos casos em que houver indenização a ser fixada.



Conte com a ExperMed!


A ExperMed, com sua vasta experiência e expertise em perícias ergonômicas, está pronta para fornecer análises precisas e embasadas, ajudando a promover ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis, além de garantir que a sua empresa não seja onerada por ser responsabilizada em escala maior do que a devida em reclamatórias trabalhistas.


Somos especialistas em perícias médicas e técnicas, oferecendo serviços de Assistência Técnica Médica em ações judiciais para uma ampla gama de empresas.


No âmbito trabalhista, nossa atuação se estende além da expertise em Ergonomia. Somos especialistas em realizar perícias médicas e técnicas, abrangendo uma variedade de áreas, tais como:

  • Acidente de Trabalho,

  • Doença Ocupacional,

  • Periculosidade e

  • Insalubridade.


Estamos preparados para fornecer suporte especializado às empresas, oferecendo análises precisas e embasadas para auxiliar no desenrolar de casos judiciais nessas questões, visando o maior êxito possível.


Para as suas necessidades nesta área, acesse nosso canal de atendimento e fale agora mesmo com um de nossos especialistas!


Ficou interessado neste conteúdo? Aproveite e leia também outro artigo importante sobre esse tema que selecionamos para você: Perícia em ergonomia: entenda os 4 tipos de análises do assistente técnico.



Além disso, você pode seguir a nossa empresa nas redes sociais Facebook, LinkedIn e Instagram, para ficar por dentro das nossas últimas atualizações e conteúdos exclusivos!


28 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page