• ExperMed Perícias

Checklist para o dia da perícia médica: informações que o médico da seguradora precisa saber

Confira todas as informações que o assistente técnico médico da seguradora deve possuir no dia da perícia médica.


Você já sabe a importância que tem o dia da perícia médica nas ações securitárias. Ela é o momento crucial para a decisão do processo. Assim, contar com a ajuda de um assistente técnico médico amplamente capacitado faz toda a diferença e pode significar a vitória ou a derrota da seguradora ré em uma ação.


Afinal, por melhores que sejam os argumentos dos advogados nos autos do processo, eles não possuem a mesma força que as afirmações de um assistente técnico médico.


Será que você pode dizer com firmeza tudo que o médico da seguradora precisa saber para cumprir bem seu papel no dia da perícia médica?


Se a resposta for negativa, fique tranquilo e acompanhe este post com tudo que seu assistente técnico médico precisa saber no dia da perícia.


O dia da perícia médica


O grande segredo das seguradoras que apresentam um alto índice de êxito em processos judiciais que envolvem perícias médicas é poder contar com uma empresa especializada em medicina securitária sempre que precisar de um assistente técnico-judicial.


O exame pericial é um dos principais meios de prova no contencioso cível quando se trata de matéria securitária. Ele é fundamental para o esclarecimento do juiz com relação aos fatos controvertidos e, na maioria das vezes, resolve sozinho a demanda.


Por isso, é extremamente importante a presença de um assistente técnico-judicial trabalhando em conjunto com a equipe de advogados.


Marcado o dia da perícia médica, o assistente técnico, devidamente instruído sobre o processo, comparece ao local determinado para acompanhar o ato.


Nesse momento, a presença física do assistente técnico médico é essencial. Com ele por perto, o perito judicial terá mais cuidado com os exames clínicos, pois estará sendo observado por alguém com os mesmos conhecimentos técnicos, ou até superiores.


No mais, o assistente técnico tem três objetivos:


  • Escrever o seu parecer, da mesma maneira que o perito escreve o laudo. Debater com o perito, identificando a melhor tese sobre o objeto da perícia.

  • Apontar cada detalhe com o qual não concorda do laudo do perito e citar os trechos positivos que ajudam sua tese.

  • É sempre bom destacar: o Parecer do CFM nº 50/2017 afirma que somente um médico pode ser assistente técnico de uma perícia médica, já que a Lei 12.842 de 2013, artigo 4º, inciso XII, afirma que perícia médica é um ato privativo do médico.


O que o assistente técnico médico precisa saber no dia da perícia


  • Antes de tudo, o assistente técnico médico deve conhecer o processo e saber com precisão o objeto da ação e o que se pretende provar com o ato pericial.

  • Ele deve ter acesso a todos os exames médicos, relatórios e laudos que constam nos autos, bem como documentos administrativos relativos ao segurado que, por qualquer motivo não estejam presentes no processo.

  • O ideal é que o mesmo médico que deu auxílio à equipe jurídica na contestação e elaborou os quesitos técnicos esteja presente no dia da perícia e que também possa comparecer na audiência, caso seja necessário.

  • É importante, e faz uma enorme diferença, que o assistente médico conheça o método de trabalho do perito nomeado, bem como o resultado de causas semelhantes julgadas pelo mesmo Juízo.

  • O médico deve estar atualizado quanto às leis e normas envolvendo o objeto da ação. Deve ter acesso aos estudos, posicionamentos e mudanças da Jurisprudência no Estado de atuação.


Conte com a ajuda de quem entende


Como você pode perceber, é importante contar com a ajuda de um assistente técnico médico que realmente esteja preparado no momento do ato pericial.


A seguradora precisa de um parceiro com conhecimentos avançados e que esteja familiarizado com o universo das perícias médicas.


Nesse assunto, nada melhor que uma empresa como a ExperMed. Possuímos os melhores profissionais, com expertise em Medicina Securitária e Medicina do Trabalho e temos como propósito final potencializar o êxito dos nossos clientes em todo e qualquer processo, e ainda atuamos trabalhando com a prevenção jurídica, evitando que sua seguradora seja demandada e tenha que arcar com o pagamento de indenizações.


Atentos ao crescente número de demandas judiciais que necessitam de assistência técnica como fator determinante e, para melhor atender nossos clientes, atuamos a nível nacional em todas as comarcas e regiões do país, sempre operando com médicos do local de realização da perícia.


Quer saber mais sobre o assunto? Conheça quatro motivos para contar com um assistente técnico médico em ações judiciais que envolvem perícia médica em Doença Ocupacional.

87 visualizações3 comentários
SIGA A EXPERMED
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
© 2020 ExperMed Perícias | Direitos Reservados - Política de Privacidade