top of page

Como a perícia contábil fortalece a governança corporativa? Descubra 6 formas!


Como a perícia contábil fortalece a governança corporativa? 


Essa é uma pergunta fundamental para a confiança, transparência e eficiência de qualquer empresa. 


Por isso, neste conteúdo, você verá como essa ferramenta pode ser aplicada de diversas formas, e vamos citar as 6 principais.


Confira a seguir! 



Baixe agora mesmo gratuitamente o “Guia: Saiba tudo sobre Perícias e Cálculos Contábeis com a ExperMed!” e maximize os seus resultados!

Você vai ver nesse texto:

  • Como a perícia contábil fortalece a governança corporativa: o que é?

  • Como a perícia contábil fortalece a governança corporativa: 6 principais formas.



Como a perícia contábil fortalece a governança corporativa: o que é?

Antes de respondermos à pergunta de como a perícia contábil fortalece a governança corporativa, precisamos explicar o que é a perícia contábil. 


Em resumo, a perícia contábil é uma disciplina que realiza análises detalhadas e, mais importante, imparciais para empresas ou organizações, utilizando conhecimento contábil. 


Dessa forma, é possível garantir transparência e conformidade legal em qualquer lugar. 


Afinal, se algo estiver errado, será descoberto pela análise.



Como a perícia contábil fortalece a governança corporativa: 6 principais formas

Agora que você já conhece o básico sobre a perícia contábil, podemos mostrar as principais formas como ela pode ser aplicada em qualquer organização e empresa.



1. Detecção de fraudes e outras irregularidades

Fraudes e irregularidades mancham o legado e a reputação de empresas e organizações ao redor do mundo todos os dias. 


Isso ocorre porque qualquer empresa é composta por diversas pessoas com as mais diversas intenções. 

Dessa forma, mesmo que a grande maioria seja composta por pessoas que desejam fazer o certo, a perícia contábil se faz necessária para garantir isso. 


Com as mais diversas técnicas, os peritos conseguem estabelecer uma investigação profunda para proteger a organização ou empresa de escândalos, evitando possíveis danos financeiros por denúncias dos clientes ou perda de clientes futuros. 


Em resumo, a perícia contábil é a forma mais segura de manter sua empresa ou organização longe dos problemas que podem surgir mais cedo ou mais tarde.



2. Transparência 

Em qualquer relação de negócios, a transparência é um elemento fundamental, não é verdade? 


Seja entre clientes ou investidores, a transparência se torna um elemento crucial para a construção da confiança. 


Quando as pessoas se sentem seguras, não têm motivo sequer para olhar para a concorrência. 


Assim, os ativos da empresa, como clientes e investidores, tornam-se contínuos, contribuindo para o crescimento da organização. 


A perícia contábil desempenha um papel fundamental ao proporcionar mais transparência, pois representa uma fonte imparcial de informação. 


Podemos considerar que a transparência é um resultado direto dessa constante avaliação imparcial para detectar irregularidades. 


Em resumo, os investidores estarão mais confiantes em relação à empresa, e com o investimento deles, é possível atrair mais clientes, chamando a atenção de novos investidores. 


Isso cria, assim, um ciclo virtuoso por conta da avaliação da perícia contábil.



3. Tomada de decisão assertiva

Toda decisão assertiva, ou seja, aquela que tende a gerar bons resultados, baseia-se em evidências e provas concretas. 


Em uma empresa ou organização, qualquer movimento mais agressivo, seja em marketing, expansão, criação de processos, entre outros, é uma decisão. 


No entanto, essa decisão só será assertiva se forem buscadas provas para embasá-la.


Nesse contexto, qual prova poderia ser melhor do que os dados filtrados pela perícia contábil? 


Essa é uma fonte de investigação imparcial dos detalhes mais profundos de uma empresa. 


Todos os gestores e líderes podem tomar decisões muito melhores com o suporte da perícia contábil, especialmente aquelas que envolvem aspectos financeiros.


É claro que a maioria das decisões financeiras também envolve outros aspectos, como a criação de processos de qualidade, marketing, etc. 


No entanto, o ponto crucial aqui é que a sua empresa ou organização ficará mais protegida contra erros nas decisões estratégicas.


Lembre-se de que o sucesso de uma empresa é determinado pela quantidade de decisões assertivas que ela toma. 


Dessa forma, não é uma boa opção depender apenas da sorte ou da avaliação das pessoas de dentro da empresa.



4. Estar em conformidade com a legislação, normas e regulamentações

Todos nós sabemos que a legislação brasileira pode ser bastante complicada e imperativa, ou seja, não apenas é complexa, mas também sofre alterações frequentes. 


Dessa forma, a perícia contábil se torna um guia fundamental para proporcionar mais segurança à empresa e mantê-la sempre alinhada com todas as exigências.


É importante lembrar que as normas, regulamentações e leis variam de acordo com a localização da empresa. 


Afinal, existem requisitos municipais, estaduais, federais e, em alguns casos, internacionais. 


O descumprimento dessas regras pode resultar em implicações legais que, em alguns casos, podem levar ao fechamento da empresa, pagamento de multas ou danos à reputação.


Perceba que a perícia contábil é muito mais do que um elemento fundamental para a sobrevivência de uma empresa; ela também funciona como um escudo contra os mais diversos problemas.



5. Gestão de riscos 

Como discutimos anteriormente, o sucesso de uma empresa é determinado pela quantidade de decisões assertivas que ela toma. 


No entanto, é crucial lembrar que existem fatores muito além de nossa capacidade de avaliação, como crises econômicas, mudanças abruptas na legislação ou até mesmo a criação de novas tecnologias.


Pense no mercado imobiliário em 2007, no aperfeiçoamento da inteligência artificial e nas diversas mudanças legais que alteram todas as exigências. 


Todos esses são fatores impossíveis de prever, mas a empresa pode saber como manejar esses riscos e lidar com essas situações.


A visão da perícia contábil será fundamental para que os gestores adotem a reação mais assertiva possível diante desses desafios.



6. Resolução de conflitos

Conflitos ocorrem dentro e fora das empresas e organizações, podendo ser complexos, envolvendo aspectos legais, e, mais importante, são inevitáveis. 


No entanto, assim como os fatores imprevisíveis, podemos controlar como solucionamos esses conflitos da melhor maneira possível.


A imparcialidade da perícia contábil e a expertise na área garantirão uma visão mais clara sobre os fatos e as melhores alternativas para a solução desses conflitos. 


Por exemplo, imagine uma disputa contratual entre a empresa e um ex-funcionário. 


A perícia contábil é fundamental para avaliar prejuízos, entender quebras de contrato e auxiliar na melhor decisão.


Seja qual for o desfecho das disputas e conflitos da empresa, a perícia contábil assegurará mais harmonia dentro e fora da organização.


Esperamos que este conteúdo tenha demonstrado como a perícia contábil fortalece a governança corporativa. 


Para aprofundar-se ainda mais no tema, faça o download agora do nosso e-book 'Guia: Saiba tudo sobre Perícias e Cálculos Contábeis'.


12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page