• ExperMed Perícias

Expermed: conheça o exame físico por avatar


Lado a lado das seguradoras e operadoras de saúde, a Expermed cuida criteriosamente de todos os processos que envolvem as indenizações - seja por sinistralidade, periculosidade ou insalubridade.


Como parte destas etapas, o exame físico é, sem dúvida, um dos momentos mais relevantes na reunião de documentos e pareceres que serão entregues à autoridade do Judiciário durante o processo judicial.


No caso da Expermed, o exame físico é feito a partir de um avatar humano (explicaremos mais abaixo), o que facilita a visualização e o preenchimento dos dados por parte dos médicos.


Mas do que se constitui o exame físico?


O exame físico é a avaliação médica realizada por um profissional qualificado da Expermed, apto a verificar as condições médicas e o estado geral do periciado, relacionando-os aos nexos de causalidade que se pretende, ou seja, definindo a causa e o efeito entre a doença, lesão (ou morte), sequelas com incapacidade ou invalidez física e/ou mental.

Parte integrante do laudo médico pericial, o exame físico é de extrema importância e geralmente possui caráter decisivo na avaliação judicial para o processo indenizatório. O parecer emitido pelo médico da Expermed, no caso o assistente técnico médico, complementa o laudo expedido pelo médico perito designado pelo juiz.


O profissional atua, na maioria das vezes, em processos judiciais que exigem conhecimento científico para a investigação de elementos relevantes ao caso.


Vale lembrar que o especialista em assistência técnica não é um auxiliar da Justiça, mas sim um assessor de uma das partes. Sendo assim, ele não precisa prestar concurso, mas sim conhecimento detalhado do mercado de seguros, de cada setor da empresa e de todos os trâmites que envolvem uma perícia judicial.


Avatar auxilia o médico examinador


Na Expermed, o exame físico conta com um avatar humano, criado exclusivamente para essa finalidade. Os médicos parceiros são cadastrados na plataforma - o Clic Regulação - que permite a realização da avaliação de forma ágil, prática e objetiva.


A elaboração do exame físico é feita a partir de cliques. Primeiramente, o médico se cadastra na plataforma e, em seguida, insere dados básicos da pessoa a ser periciada, entre os quais estão: dados pessoais, estado geral, se está de cadeira de rodas, como está a marcha, peso, altura etc.

O avatar é apresentado de frente e de costas. Cada segmento do corpo humano passível de avaliação é apontado pelo avatar - com sinais circulares positivos (+) - como forma de identificar eventuais lesões e os níveis de comprometimento da área lesionada.


Ao todo, são 35 pontos de análise, sendo 29 de frente e 6 de costas. Portanto, o médico examinador pode acessar a avaliação e marcar as supostas lesões clicando no sinal de positivo (+). Em seguida, o próprio sistema apresenta o exame físico com as características apontadas pelo médico examinador.


O preenchimento dos dados é feito a partir de cliques e esse é um grande diferencial do sistema. Por exemplo, vamos supor que o periciando esteja com uma lesão no ombro. O médico marcará, com cliques, o local lesionado e a partir daí responderá a uma série de perguntas relativas à intensidade da lesão, à movimentação mínima e máxima do braço (em graus), sinais inflamatórios, coloração da pele na região, níveis de sensibilidade, entre outros aspectos.


Caso o médico clique em mais de um segmento, ou seja, caso o periciando tenha tido lesões em outras partes do corpo, elas serão dispostas em abas, permitindo que o especialista avalie cada uma separadamente.


Outro diferencial do avatar é que, mesmo que o médico não encontre exatamente o grau de inclinação de um movimento ou o nível de comprometimento da lesão, ele poderá tanto preencher esse dado, como acrescentar alguma observação no próprio relatório.


Após completar todos os dados referentes à perícia médica, o médico examinador salva o relatório, que é encaminhado posteriormente à Expermed e, em seguida, para a seguradora.


-

Como se vê, a Expermed desponta entre as empresas mais inovadoras do Brasil, ao oferecer um avatar de ser humano, capaz de auxiliar os médicos na elaboração dos pareceres de forma ágil, responsável e eficaz.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo