top of page
  • ExperMed Perícias

Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo!

Que o mercado securitário vem crescendo de maneira constante, inclusive em tempos de crise, isso não é nenhuma novidade. Também não é novidade para o mercado securitário que a projeção é igualmente positiva para os próximos anos, tendo como fatores preponderantes a:

(i) qualidade dos serviços ofertados e prestados;

(ii) a conscientização da população em geral sobre a importância dos seguros nos mais diversos ramos;

(iii) e a criação de produtos inovadores que atinjam todas as classes sociais.

Pois bem. A frota de veículos no Brasil vem aumentando de maneira agressiva nos últimos anos. Só para se ter uma ideia, atualmente a frota do país é de cerca de 90 milhões, sendo 50 milhões o número de automóveis. Em 2010 o número total era de 64 milhões e de automóveis era de aproximadamente 35 milhões.

Já a frota segurada representava apenas 19% em 2010, isto é, não detínhamos sequer 1/5 da totalidade dos veículos segurados. Esse número cresceu, mas ainda não alcança 30% da frota existente. Logo, a cada 3 acidentes ocorridos, significa que em 2 deles o causador não tem seguro e terá de arcar de forma direta com os custos do terceiro e os seus custos.

E o mais perigoso de tudo isso é que a grande maioria dos veículos que não detém seguro são os mais antigos, ou seja, aqueles que possuem peças mais antigas, mais propícias a defeitos.

Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, a não manutenção do veículo e o problema em componentes é uma das principais causas de acidentes, sendo inclusive responsável pelo dobro de acidentes daqueles decorrentes de ultrapassagem proibida. Portanto, no mercado securitário, grande parte dos sinistros ficam sem a divisão do prejuízo, sendo justamente as pessoas mais simples que devem arcá-lo de forma integral.

O fato é que o futuro do seguro de automóveis no Brasil já era promissor, considerando o crescimento da frota e dos veículos segurados, bem como as projeções realizadas. Todavia, algo era preciso ser feito para aumentar a proporção de veículos segurados, principalmente daqueles com mais de 5 anos de circulação.

E o mercado securitário mais uma vez atuou de maneira social, criando o futuro promissor para os próximos anos através do Seguro Auto Popular, o qual se encontra em fase de ajustes finais. As perspectivas são as melhores para o mercado securitário, com estimativa de dobrar a frota segurada, o que representa nada mais nada menos do que 15 milhões de oportunidades, se considerarmos apenas a frota de automóveis.

Além disso, teremos como consequência a redução do número de acidentes, diminuição do número de furto e roubo, na medida em que os carros mais antigos não precisarão mais recorrer aos desmanches para trocar peças, além de inúmeros outros benefícios.

Seguradoras e corretores, mãos à obra pois o futuro foi criado.

Continue acessando o nosso blog e fique por dentro das novidades e informações sobre o mercado securitário.

Se preferir, deixe um comentário abaixo sobre mercado securitário.

29 visualizações0 comentário
bottom of page