SIGA A EXPERMED
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram
© 2020 ExperMed Perícias | Direitos Reservados - Política de Privacidade
  • ExperMed Perícias

O assistente técnico médico é fundamental para o sucesso das seguradoras em ações judiciais.

O assistente técnico médico é fundamental para o sucesso das seguradoras em ações judiciais e precisa estar presente no ato pericial. Saiba mais neste artigo.


É fundamental que a seguradora possa contar com um assistente técnico médico em ações que envolvam o direito securitário. No entanto, nem todos os gestores sabem disso, pois desconhecem a importância do ato pericial nessas ações.


Não sabem que é ele que define, na grande maioria das vezes, o processo e que é nele que o perito do juízo e o assistente técnico dialogam de maneira franca e técnica, abordando todos os pontos importantes para uma decisão justa e adequada no processo.


Ficou curioso e quer saber mais sobre o tema? Então acompanhe este nosso novo artigo. Boa leitura!


A importância do ato pericial para o processo


A prova pericial é imprescindível nas ações securitárias quando o juiz precisa conhecer melhor o objeto do conflito e necessita para isso, de ajuda técnica para melhor decidir sobre o caso. Assim, ele nomeia o perito, nos termos do artigo 465 do Código de Processo Civil:


“Art. 465. O juiz nomeará perito especializado no objeto da perícia e fixará de imediato o prazo para a entrega do laudo”


Em algumas ações, a prova pericial é tão essencial que dificilmente você encontrará um juiz que a dispense. Isso acontece porque a sentença que der procedência ao pedido sem que tenha havido a prova pericial está sujeita a anulação, de acordo com jurisprudência.


Dessa forma, diante da necessidade de perícia, é preciso garantir às partes o contraditório e a ampla defesa. Ou seja, na prática, que estejam assessoradas por assistentes técnicos. Afinal, por melhores que sejam os argumentos dos advogados nos autos do processo, eles não possuem a mesma força que as afirmações de um assistente técnico médico.


O trabalho do assistente técnico médico


Engana-se ainda quem acredita que o trabalho do assistente técnico médico se resume à apresentação dos quesitos para o perito.


Ele deve atuar de maneira ativa junto aos advogados, elaborando quesitos de forma lógica. Deve também discutir os pontos relevantes e esclarecer os detalhes controvertidos referentes ao objeto da perícia.


Mas, claro, tudo isso deve ser feito com respeito à ética médica, com isenção e imparcialidade, sob pena de total descrédito do assistente técnico e também da seguradora.


Já quanto ao ato pericial em si, a presença física do assistente técnico médico é essencial. Com ele por perto, o perito judicial terá mais cuidado com os exames clínicos, pois estará sendo observado.

Após a realização da perícia, o médico assistente deve elaborar seu laudo baseado no caso em análise, em considerações da literatura médica e nos manuais de perícia. Porém, o laudo deve ser de fácil compreensão e didático para todos os envolvidos, facilitando assim o livre convencimento do juiz.


Após a apresentação do laudo pericial, o assistente técnico médico deve, se notar que esse é desfavorável à parte, formular quesitos suplementares. Garantindo, assim, que no laudo pericial esteja presente o argumento defendido.


O assistente técnico médico ideal


Como você já pôde perceber, a assistência técnica médica é coisa séria e importante para o sucesso da seguradora ao final do processo. No entanto, contratar um assistente técnico médico despreparado é um dos erros cometidos pelas seguradoras e que pode colocar tudo a perder.

O assistente técnico médico ideal precisa:


  • Ser tecnicamente preparado e habilitado legalmente na matéria que é discutida na ação;

  • Estudar e conhecer o processo;

  • Atuar em conjunto com o advogado na elaboração dos quesitos iniciais e suplementares;

  • Comparecer no ato da perícia para acompanhar a conduta do perito judicial e destacar pontos relevantes para o contratante ou seguradora;

  • Estar disponível, sempre que solicitado, para prestar esclarecimentos aos advogados.


Conte com a ExperMed


Se você está se perguntando onde encontrar um assistente técnico médico com todas essas características, a resposta é uma só: ExperMed.


Temos como principal atividade a realização de assistência técnica médica em ações judiciais, possuindo expertise em Medicina Securitária e Medicina do Trabalho. Nosso objetivo final é potencializar o êxito dos clientes em todo e qualquer processo.


Atentos ao crescente número de demandas judiciais que necessitam de assistência técnica como fator determinante, atuamos a nível nacional em todas as comarcas e regiões do país, sempre operando com médicos do local de realização da perícia.


Assim, ser parceiro da ExperMed é a chave do sucesso para aumentar o êxito em ações judiciais que envolvam perícias médicas.