• ExperMed Perícias

O Mercado Securitário – A importância da Oxigenação e Inovação

O que é mais importante: a imaginação que gera inovações ou o conhecimento?

O mercado securitário é repleto de profissionais com profundo conhecimento acerca da matéria, isto é, pessoas que se dedicaram uma vida inteira e detém importância fundamental dentro das companhias ou prestadores.

Junto aos profundos conhecedores estão os jovens do mercado, profissionais que adquirem conhecimento dia após dia, mas que, todavia, possuem a imaginação aguçada e repleta de ideias capazes de oxigenar e renovar o mercado securitário.

O fato é que o mercado securitário já vem em uma constante renovação e muito disso é oriundo da mescla entre estes profissionais. Mas então o que explica o Brasil ter menos de 30% da frota de veículos segurada; menos de 10% da população de ter seguro de vida; e o mercado securitário representa apenas 3% do PIB?

Repostas e explicações para esta pergunta existem e sãos as mais diversas, mas o que pouco se vê são inovações para se iniciar uma mudança deste panorama. Mas isso deve ser visto como um fator positivo, tendo em vista que o mercado securitário não está estagnado e tem muito espaço para crescer.

Melhor dizendo, o espaço para novas ideias que impulsionem o mercado securitário existe, ou seja, não existem melindres ou óbices para as ideias inovadoras e para a imaginação dos jovens do mercado. Muito pelo contrário. O que se vê é uma carência de novos produtos para o mercado securitário, de prestadores especializados e das mais diversas formas de otimizar etapas da venda, subscrição de risco e regulação de sinistros.

Vou citar o meu exemplo pessoal porque tenho muito orgulho do caminho que estou trilhando. Minha formação é de advogado e prestei serviços no mercado securitário para diversas seguradoras na Região Sul. Em cerca de cinco anos de atuação notei uma verdadeira carência do mercado no que diz respeito a empresas especializadas em perícias médicas. Explico. Existem no Brasil centenas de empresas de perícias médicas, muitas extremamente qualificadas, mas nenhuma que conheça o produto “seguros” e, principalmente, que saiba as necessidades das seguradoras no mercado securitário.

Como possuo familiares na área médica e inclusive com expertise em perícias médicas, surgiu a ideia de formar uma empresa que mesclasse o conhecimento e experiência médica e o know how do mercado securitário. Em 2013 nasceu a ExperMed, empresa de perícias médicas especializada em medicina para o mercado securitário, atuando nas mais diversas etapas: subscrição do risco; regulação de sinistro; e assistência técnica judicial.

O que fazemos é basicamente treinar e criar um suporte administrativo e informacional aos médicos, tornando isto uma vantagem competitiva e gerando economia ao cliente, na medida em que isso possibilita ao cliente:

1 – Possuir uma carteira saudável ou com a precificação correta para cada proponente (subscrição do risco);

2 – Negativas embasadas ao segurado, demonstrando preocupação com o cliente e consequentemente gerando a redução de ações judicias e reclamações perante a SUSEP (regulação de sinistro);

3 – Potencialização do êxito em ações judicias (assistência técnica judicial).

Em 2 anos passamos a realizar perícias médicas em nível nacional para o mercado securitário e já trabalhamos com mais de 200 médicos regionais em todo o país. Mas o mais importante de tudo isso é que não se trata de uma ideia genial, mas tão somente uma imaginação que vislumbrou uma carência – e onde existem problemas, igualmente existem oportunidades – e, a partir daí, inovou-se, criando para as seguradoras uma segmentação especializada e vantagem competitiva.

Concluindo, tem-se que o mercado está borbulhando de oportunidades e de jovens com ideias maduras e audaciosas, capazes de alterar o panorama anteriormente citado, oxigenando e renovando a atuação nas mais diversas etapas do produto “seguros”.

Mas então o que está faltando?

Continue acessando o nosso blog e fique por dentro das novidades e informações sobre o mercado securitário.

Se preferir, deixe um comentário abaixo sobre mercado securitário.

6 visualizações
SIGA A EXPERMED
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
© 2020 ExperMed Perícias | Direitos Reservados - Política de Privacidade