top of page
  • ExperMed Perícias

Perícia extrajudicial na área securitária: Entenda os benefícios e a importância!


A perícia extrajudicial na área securitária é uma ferramenta importante que pode contribuir muito com a redução de passivo judicial, contingenciamento de reserva das Seguradoras, bem como notória melhora da reputação perante o poder Judiciário, garantindo que a indenização paga aos segurados e ou beneficiários seja justa, equilibrada, tempestiva entre outras vantagens.


Isso torna-se especialmente importante na área dos seguros de vida e de responsabilidade civil, onde os valores das indenizações podem ser muito elevados, alçando impacto significativo nas finanças da seguradora.


A perícia extrajudicial oferece, portanto, uma solução mais eficiente e menos custosa para resolver disputas envolvendo temáticas securitárias. Com a leitura deste texto, você entenderá melhor sobre a importância e os benefícios das perícias extrajudiciais para a sua Seguradora, bem como conhecerá todas as vantagens de investir nesse procedimento tão eficaz!


Aproveite o conteúdo!


Perícia extrajudicial na área securitária: Explorando o conceito


Como o próprio nome sugere, perícia extrajudicial é um procedimento técnico avaliatório realizado fora do âmbito judicial, para avaliar um determinado evento, objeto ou situação, de forma a estabelecer os fatos e as circunstâncias que os envolvem. Ou seja, é uma avaliação técnica realizada por um assistente técnico, nas situações em que ainda não ocorreu a perícia judicial, para determinar a causa e o montante do dano mediante um parecer médico. Tem como objetivo subsidiar as partes para fins de uma composição amigável, encerramento mais célere da contenda judicial, ajustes de reservas técnicas, aumento da reputação da Cia perante o Judiciária e o mercado como um todo.



Com isso, no âmbito dos seguros, a perícia extrajudicial é uma atividade muito importante, pois permite que a seguradora possa tomar decisões mais precisas, céleres e justas em relação ao pagamento de indenizações, ressarcimentos, contingenciamento de valores de reservas, entre outros.


Perícia extrajudicial na área securitária: Principais vantagens


A perícia extrajudicial traz diversas várias vantagens para as seguradoras, incluindo:


Diminuição do estoque processual


As perícias extrajudiciais contribuem para a diminuição do estoque processual de maneira eficiente e rápida.


Isso é possível porque as perícias extrajudiciais são realizadas previamente às perícias designadas pelo Judiciário, o que significa que, para a solução do caso mediante acordo amigável entre as partes por exemplo, não é necessário o esgotamento da fase instrutória que muitas vezes é muito prolongada em um processo judicial.


Contingenciamento de reserva


Ao avaliar de forma precisa e objetiva os danos causados por um sinistro, as perícias extrajudiciais também são um instrumento fundamental para o contingenciamento/revisão/provisionamento de reserva das seguradoras.


Além disso, como vimos, o recurso a perícias extrajudiciais também ajuda a evitar disputas legais, pois permite que os segurados e as seguradoras cheguem a um acordo de forma mais rápida e eficiente.


Mais eficiência


A perícia extrajudicial, por ser antecedente à avaliação judicial, traz mais agilidade e eficiência aos atores que estão no processo, evitando o prolongamento excessivo dos processos judiciais.


Isso é importante, pois a demora na resolução de um conflito pode ter consequências graves, tais como, incidência de juros e correção monetária nas indenizações, elevação das indenizações, aumento do contingenciamento de valores.


Conheça a atuação da ExperMed em perícias extrajudiciais no mercado de seguro


Com relação às perícias extrajudiciais, a ExperMed atua de duas formas:


  1. Análise documental: solicitada pela Seguradora, essa análise é realizada por um médico, com base nos documentos juntados no processo judicial. Após a análise, o profissional emite um parecer. Ato contínuo, é possível dar início às tratativas visando o acordo com as partes. Ainda, tal parecer fundamenta a contingência/revisão das reservas técnicas, probabilidade de perda da ação, viabilidade de interposição de recursos, entre outros indicativos

  2. Perícia presencial extrajudicial: Nessa modalidade, a avaliação é realizada por um médico presencialmente, podendo ser homologada em juízo, posteriormente. Os benefícios desta perícia são muito similares à análise documental, contudo, acresce-se elemento essencial para a avaliação, qual seja, o contato direito entre o médico e o periciado, oportunidade na qual as condições clínicas/médicas vão ser devidamente apuradas e reproduzidas em parecer fundamentado do ponto de vista técnico.


Além disso, aqui na ExperMed, atuamos no mercado securitário com a realização de perícias administrativas e assistência técnica médica em ações judiciais, e também na esfera trabalhista.


Na área de seguros, portanto, atuamos em

- Subscrição do risco e

- Assistência técnica em coberturas que envolvam danos corporais e despesas médicas: seguro de pessoas, de RC, prestamista, habitacional, previdência complementar e seguros e planos de saúde.


Além de possuirmos um sistema operacional interno, o Experweb, desenvolvemos outros dois sistemas inovadores:


Se você chegou até aqui, aproveite para baixar, gratuitamente, nosso e-book: Subscrição de risco: tudo o que você precisa saber!


Agora que você já sabe que pode contar com a ExperMed para as perícias extrajudiciais, potencializando os resultados da sua Seguradora, acesse nosso site e conheça todas as nossas soluções: https://www.expermed.com.br/para-seguradoras




55 visualizações0 comentário
bottom of page