top of page
  • ExperMed Perícias

Subscrição de Risco e Regulação de Sinistro – Saiba como resguardar a saúde financeira

Subscrição de Risco e Regulação de Sinistro. 


Por subscrição de risco pode-se entender o processo de identificação e avaliação, pelo segurador, dos riscos que lhe foram oferecidos segurar, objetivando decidir, primeiramente, pela aceitação ou não do risco e, quando aceito, delinear as condições de cobertura, estabelecendo entre outras coisas o valor do prêmio.


O cuidado no processo de subscrição de risco é muito importante para resguardar a saúde financeira das seguradoras, especialmente neste momento de crescimento do mercado e com o aumento das formas de contratação (internet, telefone e etc).


Regulação de Sinistro, por sua vez, significa verificar se o mesmo é passível de indenização, pagamento parcial ou negativa. Nesse sentido, tem-se por imprescindível que, principalmente nos casos de pagamento parcial e negativa, seja dada determinada satisfação ao segurado, explicando as razões para tais ocorrências.


Aqui, assim como na fase de subscrição de risco, ter cuidado nessa operação representa resguardar a saúde financeira da seguradora, bem como gerar uma boa imagem perante o cliente, mesmo que indo contra os seus anseios.


Subscrição de Risco e Regulação de Sinistro, como resguardar a saúde financeira e reduzir custos?


Primeiramente, na fase de Subscrição de Risco, deve ocorrer a análise criteriosa dos riscos aceitáveis. Para tanto, a ExperMed atua desde o aprimoramento da DPS (Declaração Pessoal de Saúde) das seguradoras; troca de informações com corretores, – que são os profissionais que efetivamente entrevistam o segurado na fase de contratação -; eventuais entrevistas telefônicas com os proponentes; solicitação de exames para melhor verificar a aceitação do risco ou precificação diferenciada, com a consequente análise destes documentos; e finalizando com parecer médico sobre o risco em análise.


O resultado dessa análise criteriosa por parte da ExperMed é uma carteira de segurados que respeita o mutualismo, visando como em qualquer negócio, honrar os seus compromissos perante os clientes (segurados) – sem onerá-los com pagamento de sinistros não previstos e com o consequente repasse do prejuízo -, e obter lucratividade.


No que concerne a Regulação de Sinistro, a ExperMed promove a análise de toda a documentação disponibilizada quando do aviso de sinistro, solicitando eventuais documentos complementares ou realizando a análise presencial. Reduzir custos na fase de regulação significa pagar somente aquilo que é devido e dar a satisfação adequada ao segurado. Explicação coerente ao segurado representa a redução de ações judiciais e, em havendo o ajuizamento, aumento da probabilidade de êxito e não condenação em Danos Morais.


Isso porque nos Laudos Administrativos, a ExperMed explica de forma pormenorizada ao segurado e ao regulador de sinistro o que significa a patologia que está sendo discutida; qual o tempo de consolidação; se a patologia é passível de cura ou redução do déficit funcional; qual a data da ciência inequívoca; quais as restrições que aquela patologia gera nas atividades diárias do periciado e etc.


Portanto, a ExperMed gera saúde financeira e reduz custos para as seguradoras através de uma Subscrição de Risco e Regulação de Sinistro criteriosas, promovendo explicações transparentes e didáticas aos segurados e proponentes.


Continue acessando o nosso blog e fique por dentro das novidades e informações sobre Subscrição de Risco e Regulação de Sinistro.


Se preferir, deixe um comentário abaixo sobre Subscrição de Risco e Regulação de Sinistro.

180 visualizações0 comentário
bottom of page