top of page
  • ExperMed Perícias

Assistente Técnico em perícia judicial: Por que contar com um profissional altamente capacitado?



O Assistente Técnico em perícia judicial é responsável por realizar investigações técnicas e apresentar provas em processos judiciais em defesa dos interesses da parte contratante.

A atuação desse profissional é decisiva, inclusive, podendo reverter o rumo de um processo em favor da sua empresa!

É por isso que ter um profissional capacitado ao seu lado é crucial para garantir a melhor resolução de litígios, de forma justa e eficiente.


Continue a leitura e descubra o que um assistente qualificado pode garantir para o seu negócio!


Assistente Técnico em perícia judicial: Como atua e quais são as suas atribuições?

Na perícia judicial, cada parte tem direito a nomear um assistente técnico de sua confiança.

Essa indicação do assistente técnico é regulamentada pelo Art. 465 do Código de Processo Civil, o mesmo que regula o procedimento das perícias.

Se a natureza da perícia exigir conhecimentos distintos, como, por exemplo, medicina e contabilidade, é permitido que cada parte nomeie um assistente para cada área específica.

Da mesma forma, o juiz também pode nomear peritos diferentes para áreas distintas.


Além de acompanhar todo o processo pericial, cada assistente técnico elabora seu próprio parecer, concordando ou contestando o laudo do perito oficial.


Com isso, torna-se evidente a importância do trabalho do assistente técnico em perícia judicial, cujo conhecimento aprofundado dos processos, rotinas e burocracias envolvidos nas perícias pode mudar completamente o resultado do laudo do perito a favor de sua parte envolvida.


Cabe ao assistente técnico qualificado:

  • Assessorar o advogado da empresa, fornecendo suporte técnico e científico, desde o início do processo;

  • Formular os quesitos a serem apresentados;

  • Se necessário, apresentar quesitos suplementares;

  • Conhecer todos os prazos relevantes do processo referentes à sua própria atuação e à atuação do perito oficial.

  • Estar familiarizado com o modo de pensar e agir dos peritos;

  • Alertar o perito do juiz sobre possíveis distorções de fatos da outra parte, ajudando-o a prevenir danos graves;

  • Advertir e complementar o laudo do perito quando este apresentar erros como, por exemplo, cálculos equivocados ou omissões involuntárias de fatos, ou técnicas;

  • Em caso de contestação do laudo do perito designado pelo juiz, apresentar seu parecer crítico nos autos, discorrendo sobre todos os pontos discordantes levantados.


A seguir, você vai descobrir a importância de contar com um profissional altamente capacitado para as necessidades da sua empresa em perícias judiciais!



Assistente Técnico em perícia judicial: O que a sua atuação garante?

Com conhecimento técnico-científico, saiba o que esse profissional de sua confiança no processo garante para a sua empresa:


Perícias mais confiáveis e justas


Um assistente técnico qualificado possui conhecimento avançado na área de perícia judicial, garantindo a realização de perícias precisas e confiáveis, contribuindo para as soluções mais justas de disputas judiciais.


Fornece informações valiosas


O profissional capacitado fornece informações e insights valiosos para a equipe de advocacia, aumentando as chances de sucesso na defesa dos interesses da sua empresa.


Transmite confiança e credibilidade


A contratação de um profissional experiente e bem preparado transmite confiança e credibilidade aos envolvidos no processo judicial, o que pode ser fundamental para garantir a melhor decisão.


Garante a integridade dos dados


Um assistente técnico qualificado atua de forma ética, garantindo a integridade dos dados apurados, o que também é fundamental para a confiabilidade do processo.


Prova pericial bem elaborada


Por fim, ao contar com um assistente técnico extremamente capacitado, a parte tem maiores chances de obter uma prova pericial bem elaborada, uma vez que esse profissional acompanha o perito em suas atividades, evitando, assim, erros que ele possa cometer.


Assim, a sua empresa será apoiada pelo parecer do seu assistente técnico ao contestar as afirmações técnicas do perito, caso não concorde com a sua abordagem ou análise dos fatos presentes no laudo.

Impactos negativos ao contratar um profissional inexperiente

Se a sua empresa contrata um profissional sem a qualificação necessária, saiba que o seu negócio pode estar correndo riscos com relação à perda do processo, além de prejuízos financeiros.


Como vimos, para executar seu trabalho com eficiência, é importante que o assistente técnico esteja familiarizado com todos os aspectos, meandros e as particularidades das perícias judiciais.



Veja só o que a falta de conhecimento pode causar:


Sem conhecimento adequado em perícias judiciais, o assistente técnico pode se sentir submisso à autoridade do perito.


Parece absurdo, mas, em alguns casos, os assistentes despreparados nem acessam o processo para o qual foram designados, permitindo que o perito conduza as investigações, chegando a conclusões arbitrárias.


Portanto, a principal marca do assistente técnico não capacitado é a insegurança, que leva à falta da melhor resolução do conflito em defesa dos interesses da parte contratante.


Agora que você já sabe sobre a importância da contratação de um assistente técnico em perícia judicial altamente capacitado, saiba que, para isso, você pode contar com a ExperMed!


No âmbito judicial, possuímos larga experiência em perícias médicas e técnicas (Assistência Técnica Médica), atendendo diversas empresas: operadoras de saúde, seguradoras, entre outras. Também atuamos em perícias médicas e técnicas na esfera trabalhista.

Conte conosco para a melhor defesa da sua companhia em ações judiciais, potencializando o êxito dos seus processos!



Para as necessidades da sua empresa nessa área, fale agora mesmo com um de nossos especialistas: acesse nosso canal de atendimento.


Para ler mais conteúdos do seu interesse como este, acompanhe nosso blog e curta também a ExperMed nas redes sociais: LinkedIn , Facebook, LinkedIn.


bottom of page