top of page

Assistente técnico em perícia médica: Conheça 8 vantagens da contratação desse profissional


Para garantir uma defesa sólida, evitando possíveis falhas, além de oferecer ao juiz subsídios que o auxiliem no esclarecimento dos fatos, é fundamental a contratação de um assistente técnico em perícia médica.

Assim, o assistente técnico oferece mais segurança e eficiência em relação a todo o processo em questão, auxiliando o advogado da parte envolvida, com sua visão técnica acerca do caso.

Para que você compreenda a fundo a relevância da atuação desse profissional, reunimos 8 vantagens da sua contratação, cuja finalidade é aumentar o êxito dos processos judiciais enfrentados pela sua empresa.

Boa leitura!


Assistente técnico em perícia médica: entenda a importância

O Art. 465 do Código de Processo Civil, que regula o procedimento da perícia, regulamenta a indicação do assistente técnico para atuar em favor das partes.

Isso significa que as partes têm direito de contratar um profissional de sua confiança para analisar o laudo pericial, assessorar e emitir um parecer técnico próprio, podendo ou não concordar com o laudo.

Assim, o papel do assistente técnico é ser o representante da parte no processo de perícia. Além de conhecimento técnico, o bom profissional conhece todos os trâmites legais, para representar da melhor forma possível o seu contratante.

Cabe ao assistente técnico emitir um parecer após a entrega do laudo do perito, mas sua função não se limita a isso, indo muito além, a fim de contribuir efetivamente com o processo judicial.

A seguir, entenda mais sobre esse importante trabalho, conhecendo todas as vantagens da contratação do assistente técnico para acompanhar suas perícias judiciais.


Assistente técnico em perícia médica: Conheça os benefícios de contar com ele

Saiba tudo o que o assistente técnico pode fazer por sua empresa durante as perícias judiciais.


1. Análise da documentação processual dos autos

Como um profissional de confiança indicado pelas partes envolvidas no processo, o assistente técnico desempenha suas funções em conjunto com o advogado.

Assim, ele analisa toda a documentação processual dos autos, ajudando, inclusive, a organizar toda a documentação que for necessária ser apresentada.


2. Análise de toda a documentação médica

O assistente técnico analisa toda a documentação médica, de forma clara e objetiva, com a sua autoridade e competência na matéria.


3. Argumentação médica para defesa jurídica

Como especialista com vasto conhecimento em sua área de formação, o assistente presta auxílio técnico e científico na composição inicial do processo, auxiliando o advogado.


4. Elaboração de quesitos médicos ao perito

O profissional elabora os quesitos personalizados para a análise do objeto de investigação do perito judicial. Esses quesitos vão nortear a perícia.

Além disso, o assistente também pode formular quesitos complementares durante a perícia, quando necessário.


5. Mensuração dos riscos processuais

A partir do seu conhecimento técnico especializado, o perito assistente consegue mensurar os riscos processuais, prevendo e assessorando o advogado da empresa responsável pelo caso.

Cabe ressaltar que um bom assistente técnico domina, inclusive, a linguagem dos peritos judiciais, dialogando em pé de igualdade com eles, bem como sabe como eles costumam realizar as diligências.


6. Acompanhamento presencial da perícia

O assistente técnico auxilia e acompanha todas as diligências (ato pericial) realizadas pelo perito do juízo, garantindo que as apurações estejam corretas e verdadeiras, sem distorções de qualquer natureza.


7. Elaboração do laudo médico pericial

O especialista também elabora seu próprio parecer técnico, concordando ou discordando do perito do juízo, baseado no laudo do perito judicial.


8. Manifestação sobre o laudo pericial e impugnações

Ao acompanhar a perícia, o assistente técnico tem os mesmos elementos do perito para fundamentar a impugnação do laudo pericial, se necessário, quando ocorrer algum equívoco, por exemplo.

Ou seja, o assistente técnico analisa todos os pontos apontados pelo perito e, se for o caso, concorda ou apresenta a sua crítica a cada ponto que não concorda do laudo.

Assim, a parte será resguardada, com respaldo técnico, garantindo a ampla defesa do contraditório nos referidos pontos levantados pelo assistente.

A seguir, conheça como a ExperMed atua com a Assistência Técnica Médica.


Saiba por que você deve contar com a ExperMed para acompanhar suas perícias médicas!

Somos especialistas em perícias médicas e técnicas (Assistência Técnica Médica) em ações judiciais para seguradoras, operadoras de saúde, entre outras empresas. E ainda: atuamos também na esfera trabalhista, em perícias médicas e técnicas, com expertise em:

- Acidente de trabalho;

- Doença ocupacional;

- Ergonomia;

- Periculosidade e Insalubridade.

Desenvolvemos nosso trabalho em todo o Brasil, com uma equipe multidisciplinar, composta por mais de 3 mil profissionais, com a realização de Assistência Técnica Médica em ações judiciais.

Com larga experiência e altamente qualificados, nossos profissionais - entre médicos, engenheiros e dentistas - estudam cada caso em particular, alinham estratégias, acompanham o ato pericial e elaboram pareceres técnicos com extrema qualidade, potencializando o êxito dos nossos clientes nos processos.


Esperamos que com este artigo você tenha compreendido a importância da contratação do assistente técnico em perícia médica, para a melhor defesa da sua empresa em ações judiciais.

Agora que você sabe que pode contar com a ExperMed para o acompanhamento das suas perícias judiciais, acesse nosso site e compreenda tudo o que podemos fazer por sua empresa! https://www.expermed.com.br/


Se preferir, fale agora mesmo com um de nossos especialistas: acesse nosso canal de atendimento.


Se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando nosso blog. Acompanhe também a ExperMed nas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Instagram.




Comentarios


bottom of page