• ExperMed Perícias

Quesitos personalizados em perícias médicas: crucial para a defesa


Contar com uma assessoria técnica especializada para elaboração de quesitos personalizados nas perícias médicas é essencial para alcançar resultados favoráveis para as empresas.


Afinal, os quesitos personalizados são as perguntas realizadas ao perito do juiz, norteando toda a perícia médica. Ou seja, estamos falando de um dos mais importantes documentos no processo, com alto grau de complexidade.

Só um profissional experiente consegue produzir importantes contribuições para a defesa.

Sem contar que quesitos mal elaborados podem suprimir fatos importantes ou conter fatos desfavoráveis.

Saiba mais sobre a importância das atribuições de um assistente técnico na elaboração de quesitos, com a leitura abaixo.



O que são quesitos personalizados?


Quesitos personalizados são perguntas feitas pelas partes envolvidas no processo sobre o objeto da perícia.


O perito oficial é obrigado a responder em seu laudo os quesitos de maneira conclusiva.


Na prática, funciona da seguinte maneira:


  • Na fase de produção de provas, a autoridade judicial e as partes, com a ajuda de um assistente técnico, têm o direito de apresentarem quesitos relativos ao objeto da perícia judicial;

  • Os quesitos são submetidos ao perito judicial nomeado pelo juiz;

  • As perguntas são feitas visando ao esclarecimento dos fatos que constam no processo, mas restritos à matéria da perícia;

  • Os quesitos formulados estão sujeitos à aprovação do juiz;

  • O perito responderá apenas aos quesitos referentes à matéria da perícia;

  • O perito deve responder aos quesitos apresentados pelas partes elucidando, da melhor forma possível, o objetivo da perícia, mas não se restringindo ao teor deles para apresentar um laudo esclarecedor;

  • Se os quesitos formulados forem pouco claros para o entendimento do perito, ele vai requerer à parte o seu devido esclarecimento;

  • Se restarem dúvidas acerca das controvérsias judiciais, as partes poderão formular ainda quesitos complementares ao perito oficial.


Constata-se que os advogados, por diversas vezes, não apresentam quesitos para o perito, seja por não conseguir apresentá-los no prazo legal ou por desinteresse na formulação de quesitos.


Ou ainda, quando o advogado não conta com ajuda de assistente técnico para elaborar quesitos, ele se sente inseguro em formular perguntas de natureza técnica.

A seguir você vai descobrir quais são todas as vantagens de contratar um perito assistente técnico para produzir quesitos.

Por que contratar Perito Assistente Técnico para a produção de quesitos personalizados?

Profissional de confiança indicado pelas partes envolvidas em um processo judicial, o assistente técnico vai trabalhar em conjunto com os advogados, identificando pontos contraditórios em um laudo pericial.

O assistente técnico elabora o parecer técnico e os quesitos para o perito judicial.

Saiba quais são os benefícios de contar com um assistente técnico:

  • Os peritos judiciais podem cometer erros em suas análises periciais;

  • Quesitos que não abordem questões técnicas da área envolvida não influenciarão na conclusão do laudo pericial;

  • A falta de quesitos estratégicos permite que a análise do perito judicial ocorra sem direcionamento;

  • O Assistente Técnico é especialista em sua área de atuação, vivenciando perícias diariamente;

  • Quesitos bem formulados geram provas no laudo pericial.


Atuação da ExperMed com Assistência Técnica Judicial


A ExperMed atua com a realização de Assistência Técnica Médica em ações judiciais, com expertise em Medicina Securitária e Medicina do Trabalho, potencializando o embasamento de empresas em ações judiciais.


Visando a maior assertividade e êxito possível na demanda judicial, uma equipe multidisciplinar estuda cada caso, alinha estratégias, acompanha o ato pericial e ainda elabora pareceres técnicos com extrema qualidade.

Com atuação nacional, contamos com mais de 2 mil profissionais da área de saúde e engenharia - médicos, engenheiros e dentistas - que se envolvem ativamente na prestação de serviços a seguradoras, operadoras de saúde e empresas.

Se a sua empresa deseja contar com uma Assistência Técnica Judicial qualificada e personalizada, fale agora mesmo com um de nossos especialistas. Acesse: https://www.expermed.com.br/


24 visualizações0 comentário