top of page
  • ExperMed Perícias

Como a Perícia Contábil Trabalhista garante justiça e equidade em processos judiciais?


A perícia contábil trabalhista é indispensável para a resolução de processos judiciais, auxiliando o Juiz na busca da veracidade dos fatos e, portanto, garantindo a justiça e equidade no âmbito do trabalho.

Se a sua empresa está enfrentando ações trabalhistas relacionadas a questionamentos de verbas e indenizações não pagas, é crucial contar com um assistente técnico para acompanhar as atividades periciais.


Dessa forma, sua empresa pode garantir que a perícia seja realizada de forma adequada e justa, além de ter uma voz técnica e jurídica na defesa de seus interesses.


O acompanhamento de um assistente técnico é uma medida preventiva para identificar possíveis equívocos ou inconsistências no laudo pericial, contribuindo para evitar injustiças no processo judicial trabalhista.

Continue a leitura e entenda de forma mais aprofundada sobre a importância da perícia contábil trabalhista!



Perícia Contábil Trabalhista: Entenda a importância desse procedimento

A perícia contábil trabalhista visa esclarecer controvérsias técnicas nas relações de trabalho, que não possam ser comprovadas por meio de documentos.


Além disso, essa modalidade de perícia pode ser aplicada quando há alguma dúvida quanto à legitimidade das informações disponibilizadas, apoiando as decisões judiciais.


Ou seja, a perícia contábil trabalhista inclui a análise de aspectos relativos ao trabalho, envolvendo a veracidade das informações, além do cálculo exato de valores referentes ao pagamento de:

  • Hora-extra;

  • Adicional noturno;

  • Férias;

  • Insalubridade;

  • Periculosidade;

  • Indenizações relativas a acidentes de trabalho;

  • Indenização por doença ocupacional;

  • Gratificações;

  • Desvios de funções;

  • Entre outros!


Vale ressaltar que, dependendo do caso, além da perícia contábil, a perícia médica também é realizada para a verificação da ocorrência de doenças ocupacionais ou acidentes de trabalho, por exemplo.



Entenda como esse procedimento garante justiça e equidade nos processos judiciais trabalhistas

Servindo como meio de prova, a perícia contábil trabalhista é um poderoso instrumento para a elucidação dos fatos em um processo judicial.

Por meio de procedimentos técnicos e científicos, a perícia contábil serve como subsídio ao magistrado acerca da matéria em que ele não detém pleno conhecimento.

Assim, ela garante uma decisão justa e equilibrada entre as partes interessadas.

Não é à toa que a perícia contábil é considerada uma das mais importantes em um processo judicial!

Com isso, esse procedimento tem se tornado cada vez mais estratégico para as empresas; afinal, envolve o valor que será pago ao autor da ação, afetando diretamente as questões financeiras e patrimoniais das empresas.


Assistente Técnico

É importante destacar que tanto o perito contador nomeado pelo juiz quanto o assistente técnico contratado pela empresa para acompanhar a perícia têm um papel importante no processo judicial trabalhista.


Abaixo, entenda como o assistente técnico contratado pela empresa pode garantir justiça e equidade em processos judiciais:

  • Auxílio na compreensão das informações: o assistente técnico auxilia no entendimento, de forma clara e precisa, das informações apresentadas durante a perícia contábil trabalhista. Isso é especialmente importante em casos complexos ou com grande volume de informações.

  • Verificação da metodologia utilizada: esse profissional também verifica se a metodologia utilizada pelo perito contador nomeado pelo juiz está de acordo com as normas e padrões contábeis e trabalhistas, garantindo que a perícia seja realizada de forma adequada e justa.

  • Apresentação de argumentos: o assistente técnico contratado apresenta argumentos que defendam a posição da empresa em relação às verbas trabalhistas em questão. Esses argumentos devem ser baseados em informações técnicas e jurídicas sólidas, para contribuir para a tomada de decisão do juiz.

  • Prevenção de injustiças: ele também pode identificar possíveis equívocos ou inconsistências no laudo pericial elaborado pelo perito oficial, prevenindo injustiças em relação às verbas trabalhistas questionadas.

  • Equilíbrio entre as partes: a presença do assistente técnico durante a perícia contábil trabalhista contribui para o equilíbrio entre as partes envolvidas no processo judicial trabalhista, garantindo que a empresa também tenha uma voz técnica e jurídica na defesa de seus interesses.

  • Respeito às normas legais e trabalhistas: por fim, o profissional atua conforme as normas legais e trabalhistas em vigor, contribuindo para a realização de uma perícia contábil trabalhista justa e equitativa.

Como vimos, o papel do assistente técnico em contabilidade é essencial, garantindo precisão e imparcialidade nos processos judiciais trabalhistas.

No próximo tópico, entenda por que é importante contar com um profissional extremante qualificado para suas perícias contábeis trabalhistas!


Perícia Contábil Trabalhista: Por que contar com profissional qualificado?

Muitas vezes, a perícia contábil envolve cálculos complexos, exigindo conhecimentos técnicos específicos.


O trabalho do perito contábil consiste em analisar os documentos apresentados pelas partes envolvidas, realizar cálculos e elaborar um laudo pericial que irá subsidiar a decisão do juiz.

Além de conhecimento técnico para analisar documentos contábeis, o perito contador necessita ter conhecimento teórico aprofundado quanto às leis trabalhistas (CLT), bem como as suas alterações.

É de extrema importância ainda conhecer sobre jurisprudências, súmulas (do STF e TST) e legislação complementar.


Afinal, para que um laudo contábil pericial trabalhista seja considerado válido, é necessário que ele seja claro e conciso, contendo uma descrição detalhada de todos os fatos e informações observadas.


Para isso, a sua empresa pode contar com a ExperMed! Entregamos soluções completas em perícias contábeis.


Saiba mais sobre o nosso trabalho em perícias contábeis, com a leitura de outro texto em nosso blog: Perícia contábil: Saiba quando contratá-la!


Aproveite e complemente seu conhecimento sobre esse tema com outra leitura em nosso blog sobre: Assistente técnico em perícia contábil: Qual é o seu papel?

Agora que você já sabe que pode contar com a ExperMed para as suas necessidades em perícias contábeis, converse agora mesmo com um de nossos especialistas sobre o seu caso específico.


Se esta leitura foi importante para você, não deixe de acompanhar nosso blog e de seguir a nossa empresa nas redes sociais: LinkedIn , Facebook, e Instagram.


bottom of page