top of page

Gestão de sinistro: Qual a importância para a sua Seguradora?


A sua Seguradora segue as boas práticas da gestão de sinistros? Fica aqui uma reflexão importante sobre esse tema.


Afinal, os desafios relativos ao controle de sinistros não são limitados ao momento exato de uma ocorrência indesejada. Na verdade, eles vão além disso!


Ou seja, a gestão de sinistro envolve várias etapas importantes, começando pela análise de risco, e visa alcançar a melhoria contínua dos processos de sinistro, otimizando tempo e recursos e potencializando os resultados das empresas.

E a boa notícia é que é possível contar com a ajuda da tecnologia em todas essas etapas, trazendo diversos benefícios tanto para as companhias de seguro quanto para os clientes.

Continue a leitura e entenda a importância da gestão de sinistros para o seu negócio!


Gestão de sinistro: Entenda o conceito


Antes de abordarmos sobre a gestão de sinistro, vamos retomar o conceito básico de sinistro.


Se você é do mercado segurador, já sabe que o sinistro é um evento negativo, imprevisto e indesejado, que causa danos e prejuízos aos envolvidos.


Segundo a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), sinistro é a ocorrência de uma situação coberta pela apólice contratada durante o seu período de vigência.


Tipos mais comuns de sinistros


Os 4 tipos de sinistros mais comuns em contratos de seguro são:


  • Roubos e furtos;

  • Danos causados por intempéries;

  • Acidentes de trânsito;

  • Acidentes pessoais e óbito.


Atividade estratégica


Logo, a gestão de sinistros é o gerenciamento de eventos como esses mencionados acima, e envolve um conjunto de ações com a finalidade de apoiar a empresa caso um sinistro ocorra, ajudando a minimizar os riscos.


Assim, a gestão de sinistro é uma atividade estratégica, que atua tanto na prevenção de sinistros como também na redução de custos operacionais, em casos de ocorrências de eventos indesejados e ainda: tem a finalidade de focar o atendimento na resolução rápida da situação.


Com isso, é possível identificar e agir na causa do problema, garantindo resultados mais efetivos.


Portanto, estamos falando de um trabalho preventivo, que identifica a situação atual da empresa, além de fazer uma análise dos últimos sinistros ocorridos.


A partir desses dados, fica mais fácil identificar os gargalos para adotar medidas de mitigação e prevenção.


No próximo tópico, conheça os principais benefícios da gestão de sinistros.


Gestão de sinistro: Conheça os benefícios


Como vimos, a gestão de sinistros é um processo amplo, que traz diversas vantagens para as Seguradoras. Conheça as principais:


Prevenção e gerenciamento de riscos


Um bom gerenciamento de sinistros previne riscos, ajudando na redução do impacto financeiro das empresas de seguro.


Assim, instaura-se uma cultura de prevenção de riscos, a qual é de extrema importância para as empresas.


E como isso ocorre? Com a gestão de sinistro, é feita uma análise das ocorrências mais frequentes, aplicando soluções para evitá-las.


Portanto, o gerenciamento de riscos deve ser encarado como um processo dinâmico, considerando a frequência e a severidade dos eventos, visando a construção de um planejamento adequado.


Melhor atendimento ao cliente


Na Era da Experiência, garantir um atendimento mais rápido ao cliente, que sofreu uma eventualidade, faz toda diferença!


Ao fazer com que todo esse processo ocorra de forma leve e assertiva, a sua empresa garante a fidelização do cliente, influenciando em uma posterior negociação de renovação do seguro.


Mais conhecimento sobre a carteira de clientes


Com o gerenciamento de sinistro, é possível coletar muitos dados sobre a carteira de clientes da companhia de seguros.


Essas informações são valiosas para a melhor adequação das coberturas de seguro, limites e franquias, com a finalidade de atender às reais necessidades dos clientes.


Afinal, a contratação de um seguro com coberturas adequadas a cada tipo de risco é fundamental para minimizar o impacto negativo de grandes sinistros, por exemplo.


Com isso, você consegue otimizar tempo e reduzir custos na gestão de sinistros futuros também.


Agilidade na resolução das ocorrências e retomada da operação


A agilidade durante todos os trâmites relacionados aos sinistros ocorridos ajuda na retomada da operação afetada e ainda: na normalização do caixa da empresa!


Quando um sinistro de média ou grande proporção ocorre, por exemplo, é a velocidade da retomada dessa operação após o evento que pode determinar a continuidade ou não do negócio!


Total controle sobre os processos com redução de imprevistos


Um total controle sobre os processos relativos à gestão de um sinistro, além de reduzir imprevistos, torna tudo mais fácil de resolver, caso alguma eventualidade aconteça.


Como sabemos, tudo o que é controlado e acompanhado de perto em uma empresa se torna mais eficiente e com a gestão de sinistro não é diferente!


Previsibilidade de custos


Uma gestão adequada de sinistro apoia a previsibilidade de custos na hora do pagamento de uma possível indenização, se for o caso, garantindo o bom gerenciamento financeiro do negócio.


Ou seja, o gerenciamento de sinistro possibilita mais previsibilidade sobre os custos, o que facilita a tomada de decisões, contribuindo para o equilíbrio das finanças das empresas.


Como vimos, a busca por minimizar os impactos dos sinistros envolve diversos aspectos, como o gerenciamento de risco, um plano de continuidade e a contratação de coberturas adequadas. Essa combinação vai transmitir a segurança e a tranquilidade necessárias para o mercado segurador. Mas você deve estar se perguntando: como garantir tudo isso?


A resposta é simples: com o uso de tecnologia e um parceiro estratégico!


A seguir, saiba como a ExperMed apoia o gerenciamento de sinistros da sua empresa.


Saiba como a ExperMed apoia o gerenciamento de sinistros da sua empresa!


Com grande expertise no mercado securitário, atuamos em:

- Assistência técnica judicial em todas as coberturas que envolvam danos corporais e despesas médicas: seguro de pessoas, habitacional, prestamista, seguro de RC, previdência complementar e seguros e planos de saúde. Clique aqui e conheça nossas soluções para as Seguradoras.

Trabalhamos com diversas tecnologias, gerando redução de custos e eficiência para o seu negócio!


Clic Regulação

E ainda: desenvolvemos o primeiro e único sistema operacional do Brasil focado em perícias médicas na regulação de sinistros: o Clic Regulação.

O Clic Regulação foi desenvolvido com a finalidade de agilizar os processos indenizatórios do mercado de seguros.


É uma ferramenta tecnológica na área de acompanhamento de sinistros judiciais ou administrativos como mecanismos de controle de carteira, indenização e passivo.



Agora que você já sabe que uma boa gestão de sinistros é essencial para a sobrevivência da sua empresa, levando muitos benefícios aos seus clientes também, conte conosco para potencializar os resultados do seu negócio! Acesse nosso site e entre em contato agora mesmo.


コメント


bottom of page