top of page

Subscrição de risco: Saiba como a ExperMed apoia


Antes de fechar uma contratação de seguro, seguradoras e operadoras de saúde realizam o processo de subscrição de risco, com a finalidade de avaliar os riscos da operação que estão assumindo.

Neste artigo, você vai entender melhor porque essa análise criteriosa do nível de risco é fundamental para o equilíbrio financeiro dessas empresas, garantindo economia e lucratividade.

Então, se você atua nessa área, continue a leitura e descubra ainda como a ExperMed pode ajudar a aumentar a eficiência da sua subscrição de risco, escalando os resultados do seu negócio!


Subscrição de risco: explorando o conceito

A subscrição de risco ou subscrição de seguro é um processo técnico, realizado por seguradoras e operadoras de saúde, com a finalidade de avaliar os riscos de firmar obrigações em uma apólice de seguro.

Ou seja, é um procedimento interno, que faz parte do dia a dia dessas empresas, para todos os tipos de seguros.

Afinal, todo seguro envolve uma transferência de risco de uma pessoa ou empresa para as companhias seguradoras, que assumem o risco e cobram uma taxa para o suporte financeiro, caso o risco (sinistro) se concretize.


Tomada de decisão assertiva

A subscrição, portanto, é uma etapa crucial para as empresas do mercado securitário. Ela representa todo o complexo processo de tomada de decisão, envolvendo questões essenciais para o negócio, tais como:

  • Análise dos riscos aceitáveis;

  • Precificação: determinação do prêmio justo a ser cobrado;

  • Estipulação dos termos de contrato e

  • Monitoramento das decisões tomadas.

Isso significa que todas as decisões de uma seguradora ou operadora de saúde, relativas aos seus segurados, são consequências desse processo de subscrição de seguro.

A seguir, entenda a importância da subscrição de risco para as empresas contratadas.


A importância da subscrição de risco para Seguradoras e Operadoras de Saúde

Como vimos, a subscrição do risco traz segurança para as empresas contratadas, fornecendo previsibilidade e proteção.

Após uma análise detalhada dos riscos, as companhias seguradoras elaboram os termos e condições contratuais, definindo preços e coberturas adequadas, para emissão da apólice.

Portanto, ao dimensionar o risco, elas conseguem definir as regras do contrato, a partir do “peso” que cada tipo de risco envolve.

Assim, esse procedimento permite personalizar o seguro, tornando o contrato mais adequado, tanto para as empresas quanto para as necessidades dos segurados.

Portanto, podemos concluir que quanto mais assertiva for a subscrição de risco, menor será a sinistralidade e maior será a proteção contra a ocorrência de riscos.


Benefícios da subscrição

Dessa forma, os principais benefícios de uma subscrição eficiente são:

- Diminuição de riscos e maior proteção para as seguradoras e operadoras de saúde;

- Aplicação mais adequada de prêmios;

- Aumenta a competitividade, com melhores ofertas de serviços oferecidos aos segurados;

- Crescimento sustentável da carteira de clientes;

- Melhor experiência do cliente, com a personalização do seguro e

- Maior segurança para os segurados, a partir da previsibilidade financeira das empresas.

Por fim, vale ressaltar que a subscrição cumpre o importante papel de manter o equilíbrio técnico, financeiro e atuarial das apólices, com uma carteira de negócios crescente e lucrativa.

No próximo tópico, saiba como a ExperMed pode ajudar a sua empresa a alcançar uma subscrição dinâmica e eficiente, garantindo mais lucratividade para o seu negócio!


Por que contar com a ExperMed para a subscrição de seguro?

Com larga experiência no mercado securitário, a ExperMed atua em subscrição do risco, regulação de sinistros e assistência técnica judicial, em todas as coberturas que envolvam danos corporais e despesas médicas, como seguro de pessoas, habitacional, prestamista, seguro de RC, previdência complementar e seguros e planos de saúde.

Especificamente com relação à subscrição de risco, saiba como atuamos, oferecendo soluções completas para as seguradoras e operadoras de saúde:

  • Análise de Declaração Pessoal de Saúde (DPS);

  • Troca de informações com corretores e/ou analistas;

  • Entrevistas telefônicas com os proponentes;

  • Solicitação de exames para melhor verificar a aceitação do risco ou precificação adequada, com a análise desses documentos;

  • Elaboração de parecer médico sobre o risco em análise.

E ainda: desenvolvemos o primeiro e único sistema do Brasil focado em perícias médicas na regulação de sinistros, o Clic Regulação.


Clic Regulação: Plataforma de regulação de sinistros da ExperMed

Conheça tudo o que a nossa plataforma de regulação de sinistros pode fazer pela sua empresa!

Com o Clic Regulação, a sua Seguradora alcança:

  • Total controle sobre a gestão de operações, eliminando procedimentos e fluxos desordenados, garantindo agilidade na conclusão de processos;

  • Gestão estratégica: mais assertividade nas indenizações e eficiência operacional, implicando em redução dos custos e processos;

  • Maior controle financeiro: com a análise de custos, a partir da relação entre o capital segurado e a indenização paga;

  • Acesso ao controle do risco assumido: a plataforma indica o limite máximo de cobertura, o valor gasto em cada tipo de perícia, tipos de indenização mais frequentes, entre outros dados, gerando economia para as empresas.

Agora que você já sabe por que contar com a ExperMed para a sua subscrição de risco, gerando economia para a sua empresa e garantindo mais lucratividade, acesse nosso site e conheça mais sobre as nossas soluções para seguradoras: https://www.expermed.com.br/para-seguradoras


Ou, se desejar falar com um de nossos especialistas agora mesmo, acesse nosso canal de atendimento.





62 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page