top of page
  • ExperMed Perícias

Medicina do Trabalho – Saiba o que é Perícia Trabalhista – Ergonomia

Perícia Trabalhista (Ergonomia) nada mais é do que o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano, estando baseado em três premissas básicas: Conforto, Segurança e Eficiência.


Na Medicina do Trabalho, principalmente em demandas trabalhistas, tem sido praxe na maioria dos Estados o pedido de perícias em Ergonomia, estando geralmente atreladas a questões ortopédicas.


Ao médico/engenheiro assistente técnico cabe fazer uma análise acurada das condições de trabalho do requerente, verificando, primordialmente a:

  1.  Ergonomia de correção;

  2.  Ergonomia de concepção;

  3.  Ergonomia de conscientização e;

  4.  Ergonomia participativa.

Portanto, ao Assistente Técnico cabe verificar não só o ambiente de trabalho “in loco” do funcionário, como também a rotina laboral do periciado, entrevistando pessoas afins, bem como cotejando com a existência de programas de prevenção e equipamentos de segurança existentes.


Ademais na Medicina do Trabalho, cabe ao Assistente Técnico promover diálogo com o perito do juízo acerca das condições de trabalho, bem como da norma regulamentadora, qual seja a NR 17 do Ministério do Trabalho.


De posse de tais informações e fazendo o cotejo com as constantes nos autos, torna-se possível potencializar o êxito do cliente, repassando tais informações de maneira didática do juízo.


Continue acessando o nosso blog e fique por dentro das novidades e informações sobre Medicina do Trabalho – Perícia Trabalhista (Ergonomia).


Se preferir, deixe um comentário abaixo sobre Medicina do Trabalho – Perícia Trabalhista (Ergonomia).

663 visualizações0 comentário
bottom of page