top of page
  • ExperMed Perícias

Saiba o que é Perícia Trabalhista em Insalubridade

O adicional de insalubridade se refere a determinado fator que o funcionário pode vir a se beneficiar caso execute sua atividade em ambiente agressivo a saúde. Para fazer jus ao benefício, o postulante deve preencher determinados requisitos:


  1. Exposição direta a agente nocivo;

  2. Tempo de exposição ao agente nocivo;

  3. Limite de tolerância superior referente a exposição, conforme estabelecido pelo Ministério do Trabalho (NR 15);

  4. E tal exposição estar prevista expressamente na NR 15.


De acordo com a intensidade de exposição, caso esteja caracterizada, a insalubridade pode ser concedida em grau mínimo (10%), grau médio (20%) ou grau máximo (40%).

Na Medicina do Trabalho, ao médico ou engenheiro assistente técnico cabe fazer uma análise acurada das condições de trabalho do requerente do benefício, verificando, primordialmente:


  1. Se a atividade se encontra no rol disposto na NR 15;

  2. Caso esteja expresso na norma regulamentadora, se efetivamente existe a exposição no dia a dia, apurando os períodos e tempo de exposição;

  3. Se a exposição extrapola o limite de tolerância existente, considerando o uso de EPI, bem como os programas de prevenção existentes.


A ExperMed é uma empresa especializada em Medicina do Trabalho – Perícia Trabalhista (Insalubridade).


Portanto, ao assistente técnico cabe verificar não só o ambiente de trabalho do funcionário, como também a sua rotina laboral, entrevistando pessoas afins, bem como cotejando com a existência de programas de prevenção e equipamentos de segurança existentes.


Continue acessando o nosso blog e fique por dentro das novidades e informações sobre Medicina do Trabalho – Perícia Trabalhista (Insalubridade).


Se preferir, deixe um comentário abaixo sobre Medicina do Trabalho – Perícia Trabalhista (Insalubridade).

25 visualizações0 comentário
bottom of page