top of page
  • ExperMed Perícias

Mercado de seguros: Tendências para 2023


O mercado de seguros segue em alta e em constante transformação no mundo todo.


Ou seja, estamos falando de um mercado muito dinâmico, promissor e cheio de oportunidades!


Diante disso, fica aqui uma reflexão: como a sua empresa acompanha as mudanças do mercado securitário? Está realmente preparada?


Para te ajudar nesse desafio, reunimos as principais tendências para o setor em 2023.


Aproveite o conteúdo!


Mercado de seguros: Crescimento


Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o setor de seguros teve uma arrecadação de R$ 265,10 bilhões nos três trimestres de 2022 - até setembro deste ano -, o que representa um crescimento de 18,2% em relação ao mesmo período de 2021.

E em 2023, a arrecadação do mercado segurador deve avançar 10%, segundo projeção da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg).

De acordo com especialistas, três fatores seguirão impulsionando o setor de seguros em 2023. São eles:

  • Investimento em tecnologia para digitalização e desburocratização dos processos;

  • Melhorias na seleção de riscos e

  • Estratégias de preços.

Como as Seguradoras podem se preparar?


Para acompanhar as tendências, mantendo a competitividade, as seguradoras devem continuar acelerando seus investimentos em três pilares:

  • Gestão focada em dados: para entender melhor as demandas e necessidades dos clientes;

  • Tecnologia: Investimento em inteligência artificial e transição para plataformas em nuvem;

  • Personalização: estratégia de precificação com foco no valor percebido pelo cliente.

A seguir, confira os tipos de seguro que estarão em alta no mercado segurador no próximo ano.

Mercado de seguros: O que vai estar em alta?


Confira as principais tendências para o mercado securitário em 2023:

Seguro de Responsabilidade Civil


Com um crescimento expressivo em 2022, o seguro de Responsabilidade Civil (RC) é uma das grandes tendências do mercado segurador para o próximo ano.


Afinal, esse ramo de seguro teve um crescimento de 24,1% logo no primeiro quadrimestre de 2022 em relação a 2021.


Entenda o que é o RC:

Essa modalidade de seguro protege as empresas contra as reclamações sobre danos ocasionados pela prestação de serviços profissionais para terceiros e ainda: o RC também pode ser contratado por profissionais de diversas áreas de atuação, como Medicina, Advocacia, Engenharia, entre outras.

Dentro do ramo de RC, cabe ressaltar que o segmento ambiental merece ser explorado em 2023.

Afinal, as empresas estão cada vez mais engajadas nas causas ESG; portanto, têm realizado investimentos nessa área.

Saiba mais sobre o crescimento específico dessa modalidade de seguro, com a leitura do nosso outro conteúdo: Crescimento dos Seguros de RC: Oportunidade para Seguradora.

Cyber Seguros


O Cyber Seguros ou seguro contra riscos cibernéticos, que ganhou destaque com a Lei de Proteção de Dados (LGPD), também seguirá em alta em 2023.


Essa modalidade de seguro protege as empresas contra vazamento de dados sigilosos que estão sob seu controle, tais como: listas de clientes, estratégias da empresa, orçamentos, entre outros.


Com a digitalização e o crescimento de negócios feito pela internet, além do aumento do home office desde o início da pandemia de COVID-19, o número de ataques cibernéticos contra esses dados sigilosos das empresas cresceu consideravelmente.


Assim, com esse risco mais alto, o Cyber Seguros acabou se tornando uma proteção mais do que necessária.


Seguro de Vida


O aquecimento do mercado de seguros de vida está relacionado a uma maior conscientização do consumidor quanto à necessidade de se planejar e se proteger, impulsionada pela pandemia.


Além disso, o crescimento de profissionais PJ (Pessoa Jurídica) e MEI (Micro Empreendedor Individual) também impulsiona a procura por essa modalidade de seguro, pois, ao contrário dos trabalhadores do regime CLT, esses profissionais são desprotegidos quanto a diversas eventuais ocorrências: doenças, acidentes ou até morte.


Previdência Privada


Seguindo o mesmo raciocínio do crescimento do seguro de vida, os profissionais PJ e MEI também impulsionam a procura por previdência privada.


Com a ausência de garantias, esses profissionais recorrem à previdência privada para o planejamento de futuro.


As constantes mudanças da aposentadoria no Brasil pelo INSS também são uma das causas de uma possível maior procura por previdência privada.


Consórcio


Ainda a tendência do consumidor mais consciente, que se planeja cada vez mais com antecedência, o consórcio é outra modalidade com projeção de crescimento para 2023.


Assim, trocar um carro ou imóvel fica mais viável por meio de um consórcio ao invés de um financiamento acrescido de juros, por exemplo.


Fique ainda mais informado sobre as tendências do mercado de seguros, acessando nosso outro conteúdo: Futuro do mercado de seguros: Entrevista com Guilherme Bonacheski


Você também vai gostar de ler sobre: Open Insurance: 4 passos para se preparar!


No próximo tópico, conheça a atuação da ExperMed no mercado segurador.


Conheça a atuação da ExperMed no mercado securitário


Aqui na ExperMed, acompanhamos as tendências do mercado de seguros, oferecendo as melhores soluções para nossos clientes, afinal, inovação e tecnologia são as nossas principais marcas.

Atuamos no mercado securitário com a realização de perícias administrativas e assistência técnica médica em ações judiciais, e também na esfera trabalhista.

Especialmente na área de seguros, atuamos em

- Subscrição do risco;

- Assistência técnica judicial: em todas as coberturas que envolvam danos corporais e despesas médicas: seguro de pessoas, seguro de RC, habitacional, prestamista, previdência complementar e seguros e planos de saúde.

Para isso, possuímos um sistema operacional interno, o Experweb, e ainda: desenvolvemos outros dois sistemas inovadores:

  • Clic Dpvat: único sistema específico para perícias envolvendo o seguro Dpvat;

  • Clic Regulação: único sistema do País voltado para Regulação de Sinistro e subscrição de risco.

Em todas as nossas plataformas, trabalhamos com dashboard estratégico, possibilitando total controle sobre as demandas. Utilizamos ainda Big Data para alta assertividade, aumentando a eficiência operacional, a segurança, além de ser anti-fraude e totalmente adequado à LGPD.

Agora que você já sabe que pode contar com a ExperMed para potencializar os resultados da sua Seguradora, acesse nosso site e conheça todas as nossas soluções: https://www.expermed.com.br/para-seguradoras




34 visualizações0 comentário
bottom of page