top of page
  • ExperMed Perícias

Como é realizado o cálculo do seguro de vida?


Oferecer um seguro de vida para quem faz parte de sua empresa demonstra preocupação com os colaboradores e respectivas famílias. Zelar pela equipe de trabalho e oferecer uma maneira de ampará-la no caso de algum acidente é algo que toda empresa deveria ter em mente.


Afinal, o seguro de vida vai beneficiar financeiramente não só o funcionário, mas também a família dele.


Em 2021, uma pesquisa realizada pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) apontou o crescimento de 3,6% na contratação de seguros de vida em grupo, o segmento adotado por empresas para beneficiar os funcionários.


Este dado mostra a importância que as companhias estão tendo para cuidar de seus colaboradores, ainda mais em tempos tão difíceis quando o assunto é saúde. A pandemia da Covid-19 abriu os olhos de muita gente para a importância de cuidar da própria saúde e assegurar que entes queridos estejam assegurados para qualquer imprevisto.


Mas entender o valor do seguro ainda é complicado, justamente por ter variáveis que refletem no valor do plano. Quer entender como é feito o cálculo do seguro de vida e o que as seguradoras consideram para realizá-lo? Continue a leitura para saber mais.


Como é realizado o cálculo do seguro de vida?


Para calcular o valor mensal a ser pago pelo seguro de vida, são consideradas algumas variáveis como idade, sexo, profissão, saúde e estado civil.


Com base nessas informações, a seguradora realiza uma análise estatística e avalia as probabilidades e riscos que o segurado pode enfrentar de acordo com o perfil. As técnicas de probabilidade são usadas para calcular a probabilidade de uma determinada pessoa sofrer um sinistro dentro de um período de tempo específico.


Esta avaliação acontece por meio da tábua biométrica, uma ferramenta que auxilia seguradoras durante o cálculo. A tábua biométrica fornece dados de sobrevivência e estatísticas sobre a população de um determinado local, inclusive a expectativa de vida baseada no sexo e na idade.


Além disso, o cálculo do seguro de vida também considera as coberturas incluídas no plano do seguro. Geralmente seguros de vida básicos asseguram indenização apenas em casos de morte, portanto, o valor do plano pode variar de acordo com as áreas que ele cobre.

Quais são as variáveis consideradas no cálculo do seguro de vida?


Realizar um cálculo de seguro de vida é complexo, ainda mais quando existem tantos fatores a serem levados em consideração para a definição do prêmio. Porém, algumas das variáveis mais importantes são:

Sexo


É de conhecimento público que homens têm expectativa de vida mais baixa que mulheres, então um seguro de vida para homens custa um pouco mais caro.


Faixa etária


A idade do segurado também reflete muito no valor pago mensalmente. Quanto mais velha for a pessoa beneficiada, mais caro será o seguro. Entende-se que, por conta da idade, as pessoas têm mais chances de falecer.


Profissão


A profissão do contratante influencia bastante no cálculo do seguro e pode, inclusive, fazer com que a seguradora recuse a contratação. É que algumas profissões têm grandes riscos de vida, como é o caso de policiais, garimpeiros ou paraquedistas.


No entanto, cada seguradora tem as próprias normas, então mesmo com profissões arriscadas, ainda é possível contratar um seguro de vida.


Saúde


O histórico de saúde do contratante é um fator de enorme importância no cálculo do seguro de vida. Até porque a saúde está diretamente ligada ao bem-estar e longevidade de uma pessoa.


Portanto, informações como antecedentes de doenças graves, tabagismo, alcoolismo, se pratica exercício físico... Cada resposta influenciará no valor final.

Coberturas adicionais


Um seguro de vida simples indeniza apenas em caso de morte.


Ou seja, para estar assegurado em caso de acidente, invalidez total ou parcial, ter direito a auxílio funeral ou outros tipos de ocorrências, contratações extras precisam ser feitas. Essas coberturas também vão ser acrescentadas ao valor a ser pago.


Um seguro de vida pode ser uma ótima maneira de demonstrar o quanto sua empresa aprecia os colaboradores. Portanto, aderir a esse benefício pode também refletir na forma como seus funcionários enxergam a companhia.


Como vimos, o cálculo do seguro de vida não é simples e muitas variáveis influenciam o valor do prêmio, porém, seguros de vida em grupo tendem a ter um ótimo custo-benefício.


-


Quer conhecer mais sobre esse ou outros assuntos relacionados a seguros? Acesse nosso blog e confira outros artigos que podem te ajudar.


778 visualizações0 comentário
bottom of page